{Resenha} Se eu ficar - Gayle Forman.



Livro: Se eu ficar. 
Título Original: If I stay.
Autora: Gayle Forman.
Editora: Novo Conceito.
Ano de edição: 2014.
Páginas: 224.

Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera.. e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.


“E, de repente, tudo o que preciso é segurar a mão dele mais do que já precisei de qualquer outra coisa na vida. Não apenas sentir que ele segura a minha mão, mas segurar a dele também.”


Opinião: A leitura é agradável, é fácil e super rápida de ser lida. Você consegue completar sua leitura em algumas semanas, e pra quem se apega mais a história, até por alguns dias você termina, assim como aconteceu comigo. 

No livro conhecemos Mia, uma adolescente nerd e que sua maior paixão é o violoncelo. Mia se sente deslocada de sua família por ela gostar de música clássica enquanto seus familiares por músicas punk. Eu simplesmente amei cada página que mencionava a família de Mia, eles são super preocupados e fazem questão de ela e seu irmão Teddy sejam felizes, independente de gostos musicais. Teddy é seu irmão mais novo. Eu achei tão lindo da parte da Mia quando ela diz que quando o Teddy era bebê, ele só dormia ouvindo ela tocar. A relação deles é extremamente linda, não é aquela relação de ciúmes e de intrigas que a maioria dos irmãos tem {é claro que rola aquelas briguinhas de leve, sabe, haha}. O amor entre eles reina, e é maravilhoso ler cada página onde é demonstrado esse afeto.

Mia namora com Adam, mas ela não sabe ao certo porque eles estão juntos. Adam é integrante da banda Shooting Star, que está ficando cada vez mais bombada e super popular em Portland. E são eles que são responsáveis por esse romance doce e confuso {pra mim}. 

Em um dia bastante nevoeiro; mia, seus pais e seu irmão teddy, saem para visitar seus amigos e, por algum instante eles sofrem um acidente. E não é apenas um acidente, é o acidente que mudará sua vida completamente. Uma hora Mia se ver dentro do carro de seus pais super feliz, indo encontrar seus amigos, e no outro, ela se vê no chão gelado por causa da neve e do frio que fez aquela manhã. Mia observa cada passo, cada procedimento, cada fala. Acompanha tudo de perto, como se ela uma fosse um fantasma, ninguém conseguia ouvi-la e muito menos sentir que ela estava ali. Ela está presente em todos os momentos, quando os médicos tentam reanima-la, quando ela vai para o hospital, na sua cirurgia, quando Adam tenta invadir a UTI para vê-la. Eu simplesmente choquei, e fiquei muito emocionada quando chega a essa parte do acidente, fiquei perplexa. 

Achei que o desenrolar da situação entre a Mia e Adam, poderia ter sido um pouco mais desenvolvido. Acho que faltou algo, principalmente no final do livro. Talvez a autora deixou um pouco a desejar, não sei se isso só aconteceu comigo. Talvez se eu assistir o filme, eu mude um pouco a minha opinião em relação a isso, mas não sei né.

“Não é incrível como a vida é uma coisa e então, de repente, torna-se outra? Sabe quando você tem momentos incríveis na sua vida em que tudo está dando certo e você até sente um medo de, de repente, tudo mudar? Muitas vezes, o vento sopra contra a maré e a nossa vida, que parecia ser um sonho, vira de pernas para o ar e a gente pensa que não vai suportar. A verdade é que os momentos bons jamais existiriam e seriam bons se não fossem os ruins, não é verdade? Acredito que precisamos passar por dificuldades e momentos dolorosos para darmos valor a cada momento que nos faz feliz e faz bater o nosso coração mais forte. Com a correria do dia-a-dia esquecemos de aproveitar cada segundo que temos porque a verdade é que nunca sabemos o dia da amanhã, o minuto seguinte, nosso próximo passo.”


E qual a opinião de vocês sobre o livro? Eu esperava muito mais dele. Mas vamos ver se o segunda me impressiona. Dizem que é mil vezes melhor que o primeiro, e espero que todos estejam certos! Hahaha. Me conte o que vocês acharam. Não esqueçam de seguir o estante roxa para você sempre ficar sabendo das novidades em primeira mão. Um grande beijo, e tchauzinho amoress!

Nenhum comentário:

Postar um comentário