{Resenha} A culpa é das Estrelas - Jonh Green.

Livro: A culpa é das Estrelas.
Título Original: The Fault in Our Stars.
Autora: John Green.
Editora: Intrísica.
Ano de edição: 2014.
Páginas: 286.

Sinopse: Os adolescentes Hazel e Gus gostariam de ter uma vida normal. Alguns diriam que não nasceram com estrela, que o mundo deles é injusto. Os dois são novinhos, mas se o câncer do qual padecem ensinou alguma coisa, é que não há tempo para lamentações, pois, se aceitamos ou não, só existe o hoje e o agora. E assim, com a intenção de realizar o maior desejo de Hazel - conhecer seu escritor favorito - ambos cruzarão o Atlântico para uma aventura contra o tempo, tão catártico quanto devastador. Destino: Amsterdam, o lugar onde reside o enigmático e mal-humorado escritor - a única pessoa que talvez possa ajudar-lhes a encaixar as peças do enorme quebra-cabeça onde se encontram.



“...agora que eu amava uma granada foi que entendi a bobagem que é tentar salvar os outros da minha própria explosão iminente..” - Hazel Grace.


Opinião: Primeiramente venho dizer que é quase impossível alguém nunca ter ouvido falar deste livro. Quando eu decidi ler, estava naquele auge, todos falavam, todos queriam um exemplar. Claro que eu fiquei curiosa para querer saber o que tinha na história que as pessoas falavam tão bem e de quão emocionante ele é. A culpa é das Estrelas é a obra mais emocionante de John Green. Confesso que foi o livro que mais me emocionou desde o momento em que comecei a ler.

O livro conta a história de Hazel Grace Lancaster, uma garota de dezesseis anos, que desde aos treze anos foi diagnosticada com câncer terminal. Sendo assim, fazendo com que ela seja "obrigada" a carregar um cilindro de oxigênio para todos os lugares que ela pretende ir. Mas para Hazel carregar um cilindro não é o seu maior problema.

Hazel é inteligente e sabe que mais cedo ou mais tarde, independente do remédio que ela toma estar funcionando ou não, ela sabe que a hora dela irá chegar. E como sempre o câncer é quem vence. Sua mãe, sempre querendo ajuda-la faz uma proposta à ela. Propõe que ela frequente um Grupo de Apoio para Adolescentes com Câncer, mas mesmo assim, ela se mantém distante de todos. Na sua cabeça ela não quer fazer novas amizades e muito menos amores. Ela sabe que seu prazo de vida é curto e por este motivo ela quer distancia das pessoas para não magoa-las quando ela partir. E mesmo com todos os problemas, Hazel é sempre bem humorada e gosta de estar em volta de sua família e de seus livros.

É no Grupo de Apoio que Hazel conhece Augustus Waters, um garoto de dezessete anos, bem humorado, ex-jogador de basquete e que teve uma de suas pernas amputadas por causa do osteosarcoma. Hazel também conhece o Isaac, membro do Grupo de Apoio, que está prestes a ficar cego devido a um câncer ocular e também um grande amigo de Augustus.

Neste instante é que começa a atração de ambos. Hazel se recusa a acreditar que Augustus esteja realmente interessado por ela. E é exatamente isso que acontece. Os dois se aproximam, Hazel recomenda ao Augustus um livro que para ela é como se fosse sua "biblía", chama-se Uma Aflição Imperial. E ele, garante que irá ler-lo. Assim como ela, ele também fica aflito para saber o final do livro. E por através de emails, eles conseguem entrar em contato com o autor. E com a ajuda de uma instituição que se dedica a realizar o último desejo de crianças doentes, eles viajam juntos para a Amsterdam. Lá eles vivenciam aventuras e experiências. E acontece uma coisa que não vou contar á vocês, hahah.

“Me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra.”




Quero saber a opinião de vocês. O que acharam do livro? Eu achei maravilhoso! Eu chorei, sorri, fiquei com raiva. Mas de uma coisa eu sei, é o melhor livro que já li em toda a minha vida. Foi o primeiro livro que li do "João verde" e realmente estou perplexa de como ele faz com que a gente se emocione tão facilmente. Com toda a certeza quero ler mais de sua autoria. Ah, recomendo demais. viu?! Espero que tenham gostado da resenha, um enorme beijo e até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário